E-Book Libras

Sobre Nós

Sobre o Projeto

A inclusão de surdos nos três níveis de atenção à saúde é crucial na saúde pública, exigindo abordagens técnicas e científicas para suprir as barreiras comunicativas. Os profissionais da área da saúde frequentemente carecem de conhecimentos sobre comunicação adequada quando atendem usuários com deficiência auditiva. Com isso, as intervenções educativas são essenciais para sensibilizar e capacitar esses profissionais. A criação de e-book interativo facilita a visualização de sinais em LIBRAS sendo uma estratégia inovadora, promovendo flexibilidade e adaptação às necessidades de aprendizado. Essa abordagem melhora a competência linguística dos profissionais e promove um ambiente de saúde inclusivo e respeitoso à diversidade.

Veja aqui um SUMÁRIO dos sinais em LIBRAS.

Desenvolvimento do Projeto

Objetivos: Criar um acesso a Língua Brasileira de Sinais por meio de um e-book que integre GIFS associados a cada sinal de maneira individualizada. Metodologia: Primeiramente, será feito uma pesquisa dos sinais predominantes e essenciais para um atendimento completo. Segundo, os estudantes da Faculdade de Medicina que optaram em cursar LIBRAS serão convidados durante a aula para fotografar e filmar os sinais de forma individualizada para compor o e-book. As fotos e filmagens serão feitas no próprio estúdio da Faculdade. Cada página do e-book conterá uma imagem estática e um GIF que conduzirá a vídeos representativos dos sinais, proporcionando uma representação visual e dinâmica. Isso permitirá aos usuários visualizar e compreender de maneira precisa a execução correta dos sinais em LIBRAS. Por fim, iremos anexar e divulgar o material no site da Faculdade disponibilizando o acesso todos. Essa iniciativa busca proporcionar aos usuários uma experiência educativa mais dinâmica, permitindo o acesso direto a recursos visuais que facilitam a compreensão e a execução adequada dos sinais em LIBRAS e também a capacitação dos profissionais da saúde de forma rápida e eficaz para um atendimento inclusivo.

Apoio

Financiamento: Valor de Dois Mil Reais (R$ 2.000,00) para a produção do material. Tendo como fonte de financiamento o Projeto de Incentivo ao Pesquisador (Faculdade de Medicina de Barretos – SP).

Inclusão e Identidade: A Trajetória dos Surdos na Sociedade Brasileira

A história da inclusão dos surdos no Brasil evidencia uma trajetória de avanços graduais, marcada por conquistas significativas e desafios persistentes. Desde o século XIX, com a fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) em 1857, o país deu os primeiros passos na educação especializada, influenciada pelo modelo francês. Contudo, o Congresso de Milão, em 1880, instaurou o predomínio da oralização, restringindo o uso das línguas de sinais e impactando negativamente a educação de surdos, uma prática que se perpetuou até meados do século XX, como demonstra a obrigatoriedade da oralização em 1957. O cenário começou a mudar com a criação da FENEIS, em 1981, e se consolidou no século XXI, com o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em 2002 e sua regulamentação em 2005, garantindo maior acessibilidade e direitos. Atualmente, políticas públicas, tecnologias assistivas e o fortalecimento da identidade cultural surda têm promovido avanços importantes, embora ainda seja necessário superar barreiras para alcançar uma inclusão plena e equitativa.

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